quarta-feira, 6 de julho de 2011

Reinterpretação de texto

De acordo com o texto abaixo, proponha uma reinterpretação dos conceitos de Sociedade e de Comunidade, contextualizando-os com a realidade local. Aborde também as características dos grupos apresentados, bem como suas importâncias ao contexto das sociedades existentes e suas relações tempo e espaço.

Podemos dizer também que sociedade se refere à Coletividade organizada e estável de pessoas que ocupam um mesmo território, falam a mesma língua, compartilham a mesma cultura, são geridas por instituições políticas e sociais aceitas de forma consensual e desenvolve atividades produtivas e culturais voltadas para a manutenção da estrutura que sustenta o todo social. As sociedades apresentam-se geralmente divididas em grupos, classes ou camadas sociais, nem sempre harmônicas. Porém, verifica-se também a complementariedade entre eles, e é essa complementariedade que mantém de pé a sociedade como um todo, já que a sociedade não possui vida própria.”

REINTERPRETAÇÃO DE TEXTO:

Como etá sendo citado no texto, é denominado sociedade um espaço ou lugar em que existem pessoas interagindo ou não entre si. A cidade em que você mora, por exemplo, contém dialetos ou "manias" que mesmo você não percebendo, acaba imitando e se tornando mais parecido com a sua sociedade.
Um exemplo simples deste tipo de sociedade é por exemplo a cidade de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, lá as pessoas falam de um modo diferente das outros cidadãos do estado. Os habitantes de Corumbá têm um sotaque na fala, parecido com os nordestinos.
Algumas sociedades não se acabam com a saída de um indivíduo, como quando você está em  uma fila de um banco ou a fila do cinema. Mesmo não havendo contato entre as pessoas ao redor é caracterizado como um tipo de sociedade.
Dependemos dos outros a nossa volta para construir nossa identidade se espelhando na sociedade em que vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário